Pouco antes da partida decisiva contra o Brasil pelas oitavas de final da Copa do Mundo, mexicanos e brasileiros transformaram as ruas de Samara, na Rússia, em uma mistura de Carnaval e “Dia de los Muertos” – tradicional festa mexicana. Por onde se passa, torcedores dos dois países cantam e torcem juntos, sem esconder o amor que sentem pelos destinos brasileiros.

“Isso aqui é apenas um jogo, e queremos ganhar. Mas a verdade é que nós amamos o Brasil e queremos fazer a festa com vocês. Conhecemos bem o Brasil e a forma como vocês festejam. Já fomos ao Rio, adoramos a praia de Ipanema, Salvador, Belém. Se tudo der certo, voltamos ainda esse ano”, diz o torcedor mexicano Humberto Lopez, que mora na Califórnia, nos Estados Unidos.

Para os torcedores, a festa entre brasileiros e mexicanos é uma ótima forma de mostrar como é o dia a dia dos povos latinos para os russos e outros turistas estrangeiros. “Eles participam da nossa festa e querem viajar para conhecer como é a nossa cultura. Somos calorosos, festeiros, gostamos de cantar e berrar por onde passamos. Isso contagia os russos e todos os outros estrangeiros que cantam com a gente”, explica Rafael Olarte Martinez. “E olha, mudei completamente minha visão completamente sobre os russos. Uma vez que você puxa um assunto, eles se abrem e é muito fácil virar amigo. Eles estão amando a festa dos povos latinos”, completa Marcelo Olarte Bustamante.

Mexicanos e brasileiros fazem a festa antes do jogo de hoje

Brasileiros e mexicanos começaram a encher as ruas de Samara desde quinta-feira, dia 28 de Junho, quando foi definido o confronto entre os latinos. O vencedor do confronto de hoje vai disputar as quartas de final em Kazan na próxima sexta-feira, dia 6 de Julho.

Em 2017, mais de 80 mil mexicanos viajaram ao Brasil e usaram o Rio de Janeiro como principal porta de entrada no país. Para conhecerem o Brasil, o acordo de reciprocidade permite que mexicanos não precisem de vistos para conhecerem os principais destinos brasileiros.

Felizes Por Natureza

As ações da Embratur na Rússia incluem o lançamento da campanha Happy By Nature (Felizes Por Natureza). As peças publicitárias estão expostas desde o dia 16 de junho. São 100 painéis espalhados por Moscou convidando os potenciais turistas a visitarem o Brasil, além de mídia aeroportuária, ônibus plotado, ativações na cidade e muito conteúdo nas redes sociais.

As peças têm imagens de destinos e do estilo de vida do povo brasileiro e sua interação com pontos turísticos emblemáticos do Brasil. Entre as peças da campanha da Embratur, estão um vídeo-manifesto e um filme publicitário.

No dia 25 de junho, a Embratur realizou, em um dos maiores shoppings de Moscou, uma coletiva de imprensa para a grande mídia com com a participação de 50 jornalistas nacionais e internacionais.

O ônibus de turismo plotado que circula por Moscou está envelopado com imagens do Brasil conforme o conteúdo da campanha da Embratur e circula pela cidade durante o mês do evento. No dia 26, o cantor Diogo Nogueira fez três apresentações (pocket shows) em alguns dos principais pontos turísticos da capital russa. O músico mostrou ao povo local e a turistas de outros países presentes à cidade o conceito de “brasilidade” com um dos ritmos icônicos do país – o samba.

A página da campanha tem todo o conteúdo em inglês, espanhol e português. O endereço é: happybynature.visitbrasil.com.

LINK PARA SITE DA CAMPANHA: happybynature.visitbrasil.com

HASHTAGS DA CAMPANHA: #FelizesPorNatureza; #HappyByNature; #VisitBrasil; #CheerWithBrazil; #AlientaJuntoABrasil.