domingo, 26 de maio de 2019 6:0808

Palmeiras goleia Melgar por 4 a 0 fora de casa e está nas oitavas da Liberta

O duelo marcou também a primeira transmissão de um jogo oficial do Palmeiras via Facebook.

- Publicidade -

O Palmeiras visitou o peruano Melgar na noite desta quinta-feira (25), no estádio Monumental de la Unsa, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Com a vitória por 4 a 0, o Alviverde garantiu classificação antecipada às oitavas de final do torneio continental, com 12 pontos, ocupando a liderança provisória do grupo F. Os gols foram marcados por Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa (duas vezes) e Moisés. O duelo marcou também a primeira transmissão de um jogo oficial do Palmeiras via Facebook.

O triunfo trouxe ao Verdão, de quebra, o rótulo de clube brasileiro que mais acumula vitórias fora de casa na história da Libertadores (de 1960 a 2019), agora com 35 resultados positivos fora de seus domínios, contra 34 do Cruzeiro. Ao todo, o Palmeiras disputou 179 jogos de Libertadores, com 95 vitórias, 33 empates e 51 derrotas (321 gols marcados e 198 sofridos).

Com a goleada, o Verdão também segue como a equipe nacional com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, com 133 tentos anotados ao longo de suas participações, seguido de Grêmio (109) e Cruzeiro (106).

O Alviverde mantém ainda o posto de time brasileiro com mais gols na história da competição sul-americana – foram, até aqui, 321 gols marcados. Em seguida, vem o Cruzeiro, com 306 gols, e o Grêmio, com 286.

O Verdão acumula 95 triunfos ao longo de suas participações na Libertadores da América, o que faz do clube, ao lado do Cruzeiro, o segundo brasileiro que mais venceu no torneio continental – tanto o Alviverde quanto a Raposa, neste quesito, ficam atrás apenas do Grêmio, que soma 98 resultados positivos.

Esta é a primeira vez na história em que o Palmeiras disputa quatro edições seguidas da competição continental. O Alviverde jogou as edições de 2016 (após ser campeão da Copa do Brasil em 2015), de 2017 (após ser campeão brasileiro em 2016), de 2018 (após ser vice-campeão brasileiro em 2017) e de 2019 (após ser campeão brasileiro em 2018).

Ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um) e Borja (em 2018, com nove gols).

Vale lembrar que o Maior Campeão do Brasil é o clube tupiniquim que mais vezes disputou a Libertadores em todos os tempos, ao lado de Grêmio e São Paulo (os três com 19 participações – já contando 2019).

O Verdão carrega a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971 e 2001.

O Palmeiras aposta na experiência para faturar seu bicampeonato da Libertadores. Atualmente, o elenco conta com cinco atletas campeões do Continental. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Borja e Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

Hyoran: 100%

Ao entrar aos 15 minutos do segundo tempo na vaga de Zé Rafael e, de quebra, conceder duas assistências no duelo, Hyoran somou mais uma partida pelo clube e deu sequência a um retrospecto surpreendente em jogos de Libertadores: 100% de aproveitamento. Em todos os nove duelos nos quais o camisa 28 atuou, o Verdão venceu. Foi assim contra o Boca Juniors-ARG (2 a 0 em 2018), Alianza Lima-PER (3 a 1 em 2018), Júnior Barranquilla-COL, três vezes (3 a 1 em 2018 e 2 a 0, duas vezes, em 2019), Cerro Porteño-PAR (2 a 0, em 2018), Colo-Colo-CHI (2 a 0, em 2018), e Melgar-PER, duas vezes (3 a 0, em casa, e novamente 3 a 0, fora, em 2019). Vale ressaltar que, com esta partida, o meio-campista está invicto há 30 jogos no Alviverde considerando partidas por qualquer competição.

Dudu: recordes

Dudu também foi um dos destaques da partida. Após fazer um ótimo primeiro tempo, o camisa 7 ampliou seus ótimos números no Verdão. Um deles é o fato de ser o jogador do atual elenco com mais partidas de Libertadores: são 27 ao todo (4 em 2016; 7 em 2017; 11 em 2018; e, até aqui, 5 em 2019). As 27 partidas de Dudu pela Libertadores, aliás, lhe dão a 7ª posição dentre os palestrinos que mais entraram em campo pela competição continental, ao lado do volante Rogério (com os mesmos 27 duelos pelo Continental vestindo a camisa esmeraldina); à frente da dupla, estão o volante Dudu e o meia Ademir da Guia (29), o volante César Sampaio (30), o volante Galeano (38), o meia Alex (39) e o goleiro Marcos (57), líder da lista.

Outra marca impressionante chama a atenção em torno de Dudu. Com seu último gol pelo clube, diante do Junior Barranquilla-COL, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o atacante se isolou ainda mais na artilharia dentre os palmeirenses com mais gols no Século XXI: são 58 tentos, quatro a mais que Vágner Love, segundo colocado, com 54. E na lista dos maiores artilheiros de todos os tempos da agremiação esmeraldina, o camisa 7 está na 40ª posição, ao lado de Gino Imparato e Rinaldo, com os mesmos 58 gols – este ranking é liderado até os dias atuais pelo atacante Heitor, que marcou 317 gols em 360 jogos com a camisa alviverde entre 1916 e 1931.

Felipão: números impressionantes

E não são só os jogadores: o técnico Felipão possui números impressionantes. Luiz Felipe Scolari é quem mais comandou o Verdão em jogos de Libertadores em toda a história (39 partidas) e também o que mais venceu (21 triunfos). Vale lembrar que o atual comandante palmeirense foi o responsável por conduzir o Verdão ao seu único título da Libertadores, em 1999, há exatos 20 anos. O ano de 2019 marca a quarta disputa do treinador no Continental; as outras três foram em 1999 (campeão), 2000 (vice-campeão) e 2018 (semifinalista).

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o Felipão soma, ao todo, 224 vitórias, 125 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 459 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 51 partidas – 32 triunfos, 14 empates e cinco reveses.

Gol de Gustavo Gómez

O zagueiro palmeirense subiu mais do que todos os seus adversários para cabecear contra a meta da equipe peruana, logo aos 9 minutos de bola rolando, após cruzamento de Gustavo Scarpa em jogada inciada por Dudu (Melgar-PER 0x1 Palmeiras).

Gols de Gustavo Scarpa

Aos 21 minutos, Gustavo Scarpa ampliou a vantagem palmeirense após bater de primeira, da entrada da área, e marcar um belíssimo gol para o time alviverde. (Melgar-PER 0x2 Palmeiras). Já na segunda etapa, o Verdão chegou ao terceiro tento novamentem com Gustavo Scarpa, que recebeu assistência de Hyoran para ampliar ainda mais; dentro da área, o jogador chutou forte, sem dar chance ao arqueiro rival. (Melgar-PER 0x3 Palmeiras)

Gol de Moisés

O tento que selou a goleada palestrina saiu dos pés de Moisés, que havia entrado apenas quatro minutos antes. Aos 35 da etapa derradeira, o camisa 10 esmeraldino aproveitou cruzamento da medida de Hyoran para apenas completar a jogada e empurrar a redonda para as redes peruanas. A jogada começou com Gustavo Scarpa, que participou de todos os gols palestrinos da partida. (Melgar-PER 0x4 Palmeiras)

Próximo jogo

O Palmeiras volta a campo pela Libertadores em 08/05 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, para receber o argentino San Lorenzo pela 6ª e derradeira rodada da fase de grupos da Libertadores, já classificado. O próximo compromisso ordinário do Alviverde, entretanto, será pela estreia do Brasileirão, já no próximo domingo (28), às 19h (de Brasília), cotra o Fortaleza, na arena palmeirense

Últimas Notícias

Reforços do Vasco da Gama: Lucas Piazon comenta possibilidade de jogar no clube: “Muito Interessante”

""O Vasco é um de time muito grande, de muita história. Para um jogador brasileiro jogar no Vasco é muito interessante", disse o jogador.

Bahia x Fluminense – Confira prováveis escalações e onde assistir

Após o duelo com o Bahia, o Fluminense não retorna ao Rio de Janeir

Flamengo x Athletico-PR – Confira prováveis escalações e onde assistir

Mais Querido volta a atuar no Rio de Janeiro depois de dois jogos fora

Bayern de Munique vence Leipzig e conquista Copa da Alemanha

James Rodríguez, cuja continuidade na equipe é uma dúvida, foi um dos descartados na última hora e não foi escalado para a final

Sporting vence Porto nos pênaltis e conquista a Copa de Portugal

Para o Porto, a temporada terminou sem títulos, após perder as finais de copas para o Sporting, enquanto que o campeoanto português foi vencido pelo Benfica

Valencia derrota o Barcelona por 2 a 1 e conquista a Copa do Rei

Após o apito final, os jogadores e a torcida puderam enfim comemorar o fim de um jejum que já durava uma década.

Botafogo perde para o Palmeiras por 1 x 0, veja o gol

Fogão perde jogo em Brasília e segue com 9 pontos no Brasileirão

Neymar Jr se apresenta para a Copa América no Brasil

Atacante se apresentou para a preparação da Seleção Brasileira antes mesmo da data prevista: 'Foco total aqui. Estou 100%'